segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como remover uma tatuagem


Gente, semana muito corrida, muitos dias sem postar, mas mesmo com toda correria achei interessante essa reportagem sobre como remover uma tatuagem, tenho certeza que aqueles tatoos indecisos vão gostar do esclarecimento.

Carregadas de significados, as tatuagens perpetuam na pele um momento especial, um amor e até uma convicção política. Mas o tempo passa, a vida muda e, em alguns casos, elas podem perder o significado que antes possuíam, passando a se tornar indesejáveis. O que fazer então?

Até há alguns anos atrás a saída era apenas a retirada cirúrgica ou a dermoabrasão. Métodos ainda utilizados em alguns casos, apresentam limitações de acordo com o tamanho da tatuagem e a sua localização.

Além disso, como em qualquer cirurgia, há o problema das cicatrizes, que em locais como ombros e tórax, podem se tornar bastante inestéticas, inclusive com risco de formação de cicatrizes hipertróficas (elevadas).

Remoção com laser

Atualmente, já é possível apagar tatuagens sem deixar as cicatrizes do passado, utilizando-se o laser, método mais moderno para esta finalidade. O tratamento é feito em várias sessões, cujo número vai depender do tamanho da tatuagem, da profundidade do pigmento na pele e, também, da cores utilizadas nos desenhos.

Os equipamentos de laser emitem pulsos de luz —conhecidos como disparos— de forma tão rápida que o calor gerado pela absorção seletiva da luz pelo pigmento (tatuagens e manchas) é dissipado antes que ocorra lesão da pele.Menos de 5% dos casos evoluem para formação de cicatrizes.

Existem no mercado vários tipos de laser para remoção de tatuagem mas como o procedimento pode ser complexo nem todo dermatologista o realiza. O processo ainda pode ser um pouco doloroso (geralmente é aplicado creme anestésico juntamente ao procedimento) e muitas vezes acaba custando em média quatro vezes mais que o valor da tatuagem.

As tatuagens pretas, homogêneas, foscas e com traços finos, são as mais fáceis de serem removidas. Já as amarelas, verdes, vermelhas ou com tons de pele são mais difíceis e ainda podem mudar de cor durante o processo.

De maneira geral, a indicação mínima para a remoção é de cinco sessões, uma a cada seis semanas. Para a realização do procedimento a pele não pode estar bronzeada e os homens devem depilar as áreas com pêlos para evitar que eles também absorvam a luz do laser e sejam eliminados permanentemente provocando falhas.

Uma nova tecnologia pode facilitar a vida de futuros arrependidos. Uma tinta especial para tatuagem que pode ser removida com apenas três aplicações de laser está em fase de testes nos Estados Unidos.

Os interessados em remoção de tatto em Salvador, podem procurar a clínica MANIHI que fica no bairro Caminho da Árvores e tambem na Clínica San Lazzaro localizada na Ferderação, esse lazer passa mensalmente por lá. É só agendar e iniciar sua sessão.

2 comentários: