quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sempre cansado? Aprenda a recuperar a energia perdida

Nem sempre o estresse e a falta de sono são os únicos culpados pelo cansaço. Se você já acorda sem energia, é hora de prestar atenção nos sinais do corpo. A fadiga extrema pode ser sinal de doenças ou de carência nutricionais, e até mesmo de distúrbios psicológicos como a depressão. Para a maioria das pessoas, aquela sensação de desânimo está mais ligada ao sedentarismo e aos hábitos alimentares. Algumas mudanças podem aumentar sua energia rapidamente:
Marque uma consulta médica: O cansaço que não melhora após uma boa noite de sono pode indicar alguma doença, entre elas diabetes, problemas cardiovasculares, anemia, artrite, apneia ou hipotireoidismo.
Faça exercícios: Um estudo feito pela Universidade Johns Hopkins comprova que a atividade física aumenta os níveis de energia. O exercício melhora funções corporais como a respiração e os batimentos cardíacos, além de aumentar a auto-estima e a sensação de bem-estar. O melhor é que não é preciso fazer muito. Uma caminhada de 20 minutos já ajuda a levantar o astral. A ioga também pode ajudar. Um estudo feito pela Universidade de Oregon mostra que a prática aumenta a clareza mental, a energia e a confiança em si mesmo.
Beba muita água: A desidratação pode aumentar a sensação de letargia e deixa as tarefas do cotidiano mais difíceis. Atletas que não bebem água perdem a força com mais facilidade, mostra um estudo da California State University. Ficar muitas horas sem beber água diminui a concentração, piora o raciocínio e aumenta a irritabilidade.
Durma mais cedo: Dormir bem faz maravilhas ao organismo. Ajuda a emagrecer, regula o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de algumas doenças. Se está difícil dormir 8 horas por noite, tente ir para cama mais cedo. Um estudo feito pela Universidade de Stanford indica que quem dorme melhor costuma viver mais. Apenas cuidado com os cochilos. O ideal é descansar de 10 a 30 minutos. Mais do que isso e a sensação de cansaço vai piorar.
Coma mais peixe: Pesquisas da Universidade de Siena, na Austrália, mostram que uma dieta rica em ômega-3 aumenta os níveis de energia e melhora a concentração. Vale aumentar a ingestão de peixes como salmão, sardinha e atum ou tomar cápsulas de ômega-3.
Perca peso: Quem está acima do peso e perde alguns quilos percebe uma grande mudança nos níveis de energia, mostra um estudo feito pela Universidade Johns Hopkins. Fracionar a alimentação pode ajudar a conquistar este objetivo e também afasta o cansaço. Refeições mais frequentes ajudam a equilibrar o nível de açúcar e evita a fraqueza e as tonteiras.

Fonte: O GLOBO – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário